quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Nessas férias, que tal ler bons livros? - Parte II

Continuação. Vou começar falando de quatro coleções de livros de suspense para jovens que marcaram muito a minha adolescência

COLEÇÃO "CASA DO PESADELO", DE DIANE HOH



Cada livro contava uma diferente história dos alunos da Universidade de Salem, em Twin Falls. A Universidade é famosa pela Casa do Rouxinol, um alojamento estudantil conhecido como Casa do Pesadelo porque uma garota chamada Giselle foi assassinada lá. O livro que conta em mais detalhes a história de Giselle e a coragem de uma garota para encontrar seu assassino é O Grito Silencioso, um dos mais legais da série.

COLEÇÕES "RUA DO MEDO" E "FANTASMAS DA RUA DO MEDO", de R. L. Stine



Essas duas séries são do mesmo criador dos livros da série Goosebumps. Ambas descrevem as coisas assustadoras que acontecem na Rua do Medo, com a diferença de que "Fantasmas" é mais voltada para o público infantil, os protagonistas são pré-adolescentes que lidam com fantasmas e outras criaturas sobrenaturais. Já a coleção "Rua do Medo" mostrava adolescentes e jovens lidando com assassinos, bandidos e perseguidores, com um tom mais "realista" e menor dose de sobrenatural.

COLEÇÃO "ESCOLA DO TERROR", DE TOM B. STONE



Outra série mais voltada para o público infantil e pré-adolescente. A ação dos livros se passa na Escola do Terror, onde coisas muito estranhas estão sempre acontecendo. Os jovens alunos devem sempre desvendar os mistérios que rondam a escola, enfrentando desde vampiros a uma professora especialmente maligna.

Agora vou falar de um livro que foi especial para mim na minha infância.

"O MENINO DO DEDO VERDE", DE MAURICE DRUON



Esse belíssimo livro conta a história de um menino que descobre que tem o Dedo Verde, ou seja, aonde ele toca nascem plantas e flores. Ele resolve utilizar esse dom para transformar o mundo em um lugar mais bonito. As crianças são conhecidas por serem genuinamente puras e bem intencionadas, e um garoto que resolve utilizar um dom especial para tornar o mundo melhor passa uma mensagem que, apesar de ingênua, é inspiradora e cativante.

Para finalizar a segunda das três partes desse post, falarei de um livro impressionante que li nessas últimas férias.

"GROTESCAS", DE NATSUO KIRINO



Yuriko é uma garota que desde pequena sempre chocou a todos com sua inacreditável beleza, sua aparência estonteante a fazia conseguir praticamente tudo o que queria, embora não fosse muito inteligente ou talentosa. Sua irmã mais velha, que sempre ficava à sua sombra, sentia por ela um misto de rancor e medo. Anos depois, descobre-se que Yuriko virou prostituta e foi assassinada por um cliente, mesmo destino de uma colega das irmãs, Kazuo, uma garota inteligente, esforçada e um tanto neurótica em sua constante busca por perfeição. O livro foca na convivência das três personagens na época de colégio, em como a irmã vive sua vida após os assassinatos e também dá voz ao assassino, levando o leitor a conhecer sua história até o ponto de ele cometer crimes.

Na última parte falarei de um dos meus livros favoritos de todos os tempos e também dos livros que inspiram a minha própria escrita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário